HISTÓRICO DO CURSO:

   

    O Curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual de Maringá foi criado em 1970, autorizado pela Resolução no 01/70-COU, de 26 de novembro deste mesmo ano. O seu reconhecimento foi estabelecido pelo decreto no 78.554, de 11/10/1976, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 13/10/1976. Desde então, ocorreram diversas reestruturações curriculares.
Com a criação do Curso de Ciências (Resolução no 30/74 – CFE), o Curso de Química foi interrompido entre 1977 a 1979, sendo reativado em 1979. Esta estrutura curricular também serviu como base para a implantação do Curso de Bacharelado em Química aprovado pela Resolução no 020/83 do Conselho Universitário (COU).
O Curso de Química da Universidade Estadual de Maringá pode formar Bacharéis e/ou Licenciados em Química.
A Habilitação de Bacharelado em Química tem duração de 04 (quatro) anos sendo oferecido em período integral. O Curso de Licenciatura funciona no período noturno e tem a duração de 05 (cinco) anos para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Curso de Licenciatura)
Os dados de 2006 obtidos junto à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) indicam que o número de alunos matriculados em Licenciatura é de 180, e na opção bacharelado é de 172, perfazendo um total de 352.
O Curso de Química é considerado altamente qualificado, tendo obtido 04 estrelas na avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE), publicado no GE Melhores Universidades 2007, e conquistando o selo de qualidade referente à avaliação. O corpo docente é composto por trinta e nove professores efetivos, sendo trinta e sete doutores e dois mestres.
Além do Curso de Química – Habilitações Licenciatura e Bacharelado, o Departamento de Química também oferece Cursos de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado em diversas áreas da Química e, também, atende à comunidade prestando serviços como:
• Análise físico-química de águas;
• Análise físico-química de alimentos;
• Análise de resíduos de pesticidas (organoclorados e organofosforados);
• Análise de metais pesados;
• Consultorias e assessorias;
• Cursos de formação técnica;
• Atendimento às escolas de Ensino Fundamental e Médio.
O Curso de Química (Licenciatura e Bacharelado) se destina a formar profissionais competentes, que assumam postura crítica e responsável e contribuam para a busca de respostas aos desafios e problemas existentes na sociedade brasileira.

LICENCIATURA
    Os licenciados em química deverão estar aptos a atuar como professores no ensino fundamental, médio e superior. Além disso, devem atuar como sujeitos de transformação da realidade da educação básica brasileira devendo inserir-se na instituição escolar e no exercício cotidiano de sua profissão enfrentando os desafios da sala de aula, bem como as tarefas que as transcendem.

BACHARELADO
    Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Química, o Bacharel deve ter formação generalista com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades sócio econômicas que envolvam a transformação da matéria, direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados, aplicando abordagens criativas para a solução de problemas e desenvolvendo novas metodologias e técnicas de análises. Além disso, o Bacharel em Química deverá ter formação generalista em Química voltada para atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a preparação para cursos de pós-graduação.


ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAÇÃO:

   

    Químico é o profissional que estuda a estrutura das substâncias, suas características e os processos de interação com as outras substâncias (reações). Ele pesquisa a forma como os diferentes materiais respondem a variações de temperaturas, de pressão, de luz e de outros fatores físicos. Realiza experiências e ensaios, através de técnicas de análise e de síntese, para criar e aprimorar processos de transformação química de materiais diversos. Determina métodos de análise para o controle da qualidade dos produtos e dos processos de produção. O químico tem um campo muito amplo e diversificado: pode trabalhar em laboratórios de indústrias farmacêuticas, têxteis, petroquímicas, de plástico e de química mineral, entre outras. O magistério também absorve um grande número de químicos em todo o país. (Guia do Estudante 92-93, Editora Abril, p. 159).

ATRIBUIÇÕES DO QUÍMICO SEGUNDO O CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA*:

01 – Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
02 – Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.
03 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
04 – Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.
05 – Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
06 – Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
07 – Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

08 – Produção; tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.
09 – Operação e manutenção de equipamentos e instalações; execução de trabalhos técnicos.
10 – Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.
11 – Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais.
12 – Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento.
13 – Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.
14 – Estudo, planejamento, projeto e especificações de equipamentos e instalações industriais.
15 – Execução, fiscalização de montagem e instalação de equipamento.
16 – Condução de equipe de instalação, montagem, reparo e manutenção.

* Segundo este conselho, o licenciado em química tem direito às sete primeiras atribuições.

Maringá -